Tema: Os maravilhosos contos
de fadas
Nível: 1º Ano do Ensino Fundamental I.
Nível: 1º Ano do Ensino Fundamental I.
Disciplina: Língua
Portuguesa
Conteúdo: Gênero Textual.
Conteúdo: Gênero Textual.
Professora: Cleuzimaria Rodrigues
Objetivo:
· Ler
e interpretar os textos selecionados;
·Levantar
os conhecimentos prévios dos alunos sobre as fadas e motivá-los para o trabalho
com o tema.
Material:
Revistas, lápis coloridos, tesoura, cola, caderno de desenho.
Revistas, lápis coloridos, tesoura, cola, caderno de desenho.
Conhecimento Prévio:
Conhecer alguns Contos de Fadas
Conhecer alguns Contos de Fadas
Atividade
Motivacional:
Professor coloque um DVD de um conto de fadas para seus alunos e trabalhe o que é um conto de fadas, quem são os personagens, quais as ações deles entre outras questões que você propor para usar o vídeo pedagogicamente.
Professor coloque um DVD de um conto de fadas para seus alunos e trabalhe o que é um conto de fadas, quem são os personagens, quais as ações deles entre outras questões que você propor para usar o vídeo pedagogicamente.
Encaminhamento
Metodológico:
Solicite aos alunos que dêem exemplos de contos de fadas que eles já leram.
Questione:
• Quais os principais personagens que compõem um conto de fadas?
• Como são as características desses personagens?
• Que atitudes, normalmente, praticam os personagens dos contos de fadas?
Elabore com eles uma listagem dos personagens citados, relacionando suas respectivas características e atitudes.
Solicite aos alunos que dêem exemplos de contos de fadas que eles já leram.
Questione:
• Quais os principais personagens que compõem um conto de fadas?
• Como são as características desses personagens?
• Que atitudes, normalmente, praticam os personagens dos contos de fadas?
Elabore com eles uma listagem dos personagens citados, relacionando suas respectivas características e atitudes.
Contos de fadas:
Personagens -
Personagens -
Características -
Atitudes -
Em seguida, peça que procurem em revistas, imagens que se relacionem com os personagens das histórias maravilhosas que mencionaram, recortem e colem em seus cadernos de desenho. A atividade pode ser complementada com desenhos da própria criança.
Cada aluno pode ir à frente da sala de aula, mostrar sua conclusão aos demais colegas, explicando o porquê de suas escolhas.
Em seguida, peça que procurem em revistas, imagens que se relacionem com os personagens das histórias maravilhosas que mencionaram, recortem e colem em seus cadernos de desenho. A atividade pode ser complementada com desenhos da própria criança.
Cada aluno pode ir à frente da sala de aula, mostrar sua conclusão aos demais colegas, explicando o porquê de suas escolhas.
Avaliação:
No próprio DVD que você utilizar questione seus alunos. Assim você saberá se eles compreenderam o que é um conto de fadas e se sabem identificá-los.
No próprio DVD que você utilizar questione seus alunos. Assim você saberá se eles compreenderam o que é um conto de fadas e se sabem identificá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário