sábado, 13 de outubro de 2012

CONSTRUINDO UM PLANO DE AULA: Aula prática



EDIRLEIA RIBEIRO DE OLIVEIRA

CONSTRUINDO UM PLANO DE AULA: Aula prática

1.   A aula
1.1.      Tema da aula

Disciplina: ciências
Meio Ambiente
Conservação  do solo

1.2.      Objetivos da aula

Reconhecer a importância das minhocas para a terra e a contribuição da mesma para manutenção de um solo produtivo para o plantio

1.1.      Duração

Duas aulas    -    55 minutos  cada

1.2.      Número de estudantes
25 alunos

1.3.        Recursos materiais / TA / Softwares
  Um aquário ou garrafa pet sem gargalo e transparente, areia, terra, esterco animal pequena quantidade, água, saco de lixo preto, minhoca de diferentes tamanhos.  Computador, data show, CD , maquina fotográfica .

2.   Desenvolvimento da aula

Descreva como você pretende desenvolver a aula, definindo:
a) Quais os conhecimentos prévios serão trabalhados pelo professor com os estudantes?

Conversar com os alunos em sala de aula sobre a importância da minhoca no ambiente, para a fertilização e recuperação do solo. Apresentar um vídeo LEGENDADO sobre o assunto e ao final apresentar um texto simples sobre a importância e a função da minhoca para o solo
  
b) O trabalho será realizado em grupos, duplas ou individualmente? Justifique.

Os alunos trabalharão  em grupos para trazerem os materiais necessários para a montagem de um minhocário e os alunos com surdez deverão ser integrados nesses grupos para participarem ativamente da atividade.
  
c) Como será introduzida a aula ao contexto dos estudantes?
A atividade será realizada no pátio da escola devido à manipulação de materiais que podem sujar muito a sala, porém, o início se dará na sala de aula no que diz  respeito às orientações para organizar a arrecadação dos recursos  necessários .
  
d) Que tipos de atividades serão oferecidos no decorrer da aula?

Montagem do minhocário: colocar no fundo do recipiente transparente a terra, em seguida a areia, o esterco, a terra novamente e assim intercalando todo material finalizando com o esterco e colocar as minhocas e cobrir com o saco plástico preto.
Registro  e observação.
 
 e) Como será a finalização da aula?

Ao final serão dadas orientações sobre a manutenção diária do minhocário, para os alunos com  deficiência  Auditiva será  dada um manual de como cuidar do minhocário, e orientações sobre a observação e o registro do  processo que poderá ser feito em forma de representação  por todos os alunos.
A medida que a montagem  do minhocário for se desenvolvendo os alunos com  deficiência   auditiva  serão informados através da intérprete e das imagens em cartaz o nome de cada material e como deve ser montado.
  
3.   Adaptações e Recursos de TA
Descreva que tipos de adaptações, categorias e recursos de TA serão necessários para o desenvolvimento das atividades com os EPAEE.

Vídeo com legenda e cartazes com imagens sobre a montagem do minhocário

Tipo do recurso:
Experimento prático
 E também pode ser usado
Animação/simulação
 Avaliação

Defina como serão feitas as avaliações.

Avaliação se Dara no decorrer da aula com a participação e realização das  atividades propostas

  1. Caso queira, você poderá complementar abaixo seu Plano de Aula com outros itens que julgar necessário.

Conteúdos  : preservação do solo como meio produtivo para o plantio
















Nenhum comentário: