EDIRLEIA RIBEIRO DE OLIVEIRA
CONSTRUINDO UM PLANO DE AULA: Aula
prática
1. A aula
1.1.
Tema da aula
Disciplina: ciências
Meio Ambiente
Conservação
do solo
1.2.
Objetivos da aula
Reconhecer
a importância das minhocas para a terra e a contribuição da mesma para
manutenção de um solo produtivo para o plantio
1.1.
Duração
Duas aulas
- 55 minutos cada
1.2.
Número de estudantes
25 alunos
1.3.
Recursos materiais /
TA / Softwares
Um aquário ou garrafa pet sem gargalo e transparente, areia,
terra, esterco animal pequena quantidade, água, saco de lixo preto, minhoca de diferentes tamanhos.
Computador, data show, CD , maquina fotográfica .
2. Desenvolvimento da aula
Descreva como você pretende
desenvolver a aula, definindo:
a)
Quais os conhecimentos
prévios serão trabalhados pelo professor com os estudantes?
Conversar com os alunos
em sala de aula sobre a importância da minhoca no ambiente, para a fertilização
e recuperação do solo. Apresentar um vídeo LEGENDADO sobre o assunto e ao final
apresentar um texto simples sobre a importância e a função da minhoca para o
solo
b) O trabalho será realizado
em grupos, duplas ou individualmente? Justifique.
Os alunos trabalharão em grupos para
trazerem os materiais necessários para a montagem de um minhocário e os alunos
com surdez deverão ser integrados nesses grupos para participarem ativamente da
atividade.
c) Como será introduzida a
aula ao contexto dos estudantes?
A atividade será
realizada no pátio da escola devido à manipulação de materiais que podem sujar
muito a sala, porém, o início se dará na sala de aula no que diz respeito às orientações para organizar a
arrecadação dos recursos necessários .
d) Que
tipos de atividades serão oferecidos no decorrer da aula?
Montagem do minhocário:
colocar no fundo do recipiente transparente a terra, em seguida a areia, o
esterco, a terra novamente e assim intercalando todo material finalizando com o
esterco e colocar as minhocas e cobrir com o saco plástico preto.
Registro e observação.
Ao final serão dadas
orientações sobre a manutenção diária do minhocário, para os alunos com deficiência
Auditiva será dada um manual de como
cuidar do minhocário, e orientações sobre a observação e o registro do processo que poderá ser feito em forma de
representação por todos os alunos.
A
medida que a montagem do minhocário for
se desenvolvendo os alunos com
deficiência auditiva serão informados através da intérprete e das
imagens em cartaz o nome de cada material e como deve ser montado.
3.
Adaptações e
Recursos de TA
Descreva que tipos de
adaptações, categorias e recursos de TA serão necessários para o
desenvolvimento das atividades com os EPAEE.
Vídeo com legenda e cartazes com imagens sobre a montagem do minhocário
Tipo do recurso:
|
Experimento
prático
|
E também pode ser usado
Animação/simulação
|
Avaliação
Defina
como serão feitas as avaliações.
Avaliação
se Dara no decorrer da aula com a participação e realização das atividades propostas
- Caso
queira, você poderá complementar abaixo seu Plano de Aula com outros itens
que julgar necessário.
Conteúdos : preservação do solo como meio produtivo
para o plantio
Nenhum comentário:
Postar um comentário