Turma
1º Ano
Tempo de duração:
Uma semana
Tema:
O Terrário na Escola
Área do conhecimento:
Português, Matemática ,Geografia e Ciências
Objetivo Geral:
Proporcionar aos allunos o conhecimento de vários aspectos da vida vegetal e animal através da construção de um terrário.
Justificativa:
Diante da grande biodiversidade e de várias indagações dos alunos, em sala de aula,senti a necessidade de promover atividades que possibilitem
a nossa clientela, o conhecimento de alguns aspectos da vida vegetal e animal que nos rodeia. E para tanto resolvi propor aos alunos a construção de um terrário para que seja feita a observação de alguns desses aspectos,como germinação,fotossíntese, ciclo da água na natureza, respiração vegetal e animal.
Objetivos específicos:
• Conhecer o modo de vida de alguns vegetais e animais.
• Observar como vegetais e animais respiram e se alimentam.
• Perceber que a água, o ar e a luz são importantes , tanto para a vida vegetal , quanto para a vida animal.
• Constatar que vegetais e animais mesmo sendo pequenos, fazem parte da cadeia alimentar e do ecossistema.
Tempo de duração:
Uma semana
Tema:
O Terrário na Escola
Área do conhecimento:
Português, Matemática ,Geografia e Ciências
Objetivo Geral:
Proporcionar aos allunos o conhecimento de vários aspectos da vida vegetal e animal através da construção de um terrário.
Justificativa:
Diante da grande biodiversidade e de várias indagações dos alunos, em sala de aula,senti a necessidade de promover atividades que possibilitem
a nossa clientela, o conhecimento de alguns aspectos da vida vegetal e animal que nos rodeia. E para tanto resolvi propor aos alunos a construção de um terrário para que seja feita a observação de alguns desses aspectos,como germinação,fotossíntese, ciclo da água na natureza, respiração vegetal e animal.
Objetivos específicos:
• Conhecer o modo de vida de alguns vegetais e animais.
• Observar como vegetais e animais respiram e se alimentam.
• Perceber que a água, o ar e a luz são importantes , tanto para a vida vegetal , quanto para a vida animal.
• Constatar que vegetais e animais mesmo sendo pequenos, fazem parte da cadeia alimentar e do ecossistema.
Metodologia:
• Levantamento do conhecimento prévio dos alunos, sobre diversos aspectos da vida vegetal , animal e do ecossistema.
Pedir a colaboração dos alunos para que tragam pequenos vegetais e animais, terra vegetal e terra tirada de vários ambientes naturais,sementes ,pedrinhas ,tampas plásticas (vasilhas) para colocarem em um aquário que a professora trará.
• Pedir que os alunos pesquisem em várias fontes, ecossistema,cadeia alimentar, fotossíntese, respiração vegetal e animal. O valor da água, do ar e da luz solar para os seres vivos e ciclo da água na natureza.
• Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para a construção do terrário.
• Construir o terrário com os alunos.
• Colocar o terrário perto de uma janela ou local iluminado com a luz solar.
• Construir uma ficha ,com os alunos, para anotarem suas observações .
• Anotar as observações.
Conteúdos conceituais:
Português:
Redação das anotações, registro das observações.
Matemática:
Medidas de massa
Espaço e forma:
Formas geométricas.
Geografia:
Tipos de solo, habitat de animais e vegetais.
Ciências:
Cadeia alimentar, fotossíntese, respiração vegetal e animal, o valor da água, do ar e da luz solar para os seres vivos e o ecossistema e ciclo da água na natureza.
Conteúdos procedimentais:
• Levantamento do conhecimento prévio dos alunos.
• Pesquisa sobre o conteúdo ( o que será observado)
• Colaboração dos alunos com o material que será colocado no terrário.
• Construção do terrário, obedecendo a divisão organização das tarefas
• Observação do terrário quanto ao tipo de solo, vida dos vegetais e animais, fotossíntese, ecossistema e ciclo da água na natureza.
Conteúdos Atitudinais:
• Ouvir atentamente o que for dito pelos colegas e professora sobre os seres vivos e demais assuntos.
• Respeitar as opiniões dos colegas.
• Participar no trabalho desenvolvido na sala de aula.
• Cooperar na arrecadação dos materiais .
Recursos :
Aquário, pequenos vegetais e animais,terra vegetal e terra tirada de vários ambientes naturais,sementes ,pedrinhas ,tampas plásticas (vasilhas),filmito, etiqueta, papel,lápis ,caneta e borracha.
Avaliação:
A avaliação será processual, durante a duração do Projeto será observado o interesse ,a participação dos alunos e suas anotações nas fichas.
Culminância:
Será feita a exposição, no pátio da Escola, do Terrário e das fichas com as observações feitas em sala de aula.
Os alunos darão explicação aos questionamentos feitos por alunos de outras classes.
• Levantamento do conhecimento prévio dos alunos, sobre diversos aspectos da vida vegetal , animal e do ecossistema.
Pedir a colaboração dos alunos para que tragam pequenos vegetais e animais, terra vegetal e terra tirada de vários ambientes naturais,sementes ,pedrinhas ,tampas plásticas (vasilhas) para colocarem em um aquário que a professora trará.
• Pedir que os alunos pesquisem em várias fontes, ecossistema,cadeia alimentar, fotossíntese, respiração vegetal e animal. O valor da água, do ar e da luz solar para os seres vivos e ciclo da água na natureza.
• Fazer a divisão das tarefas de forma organizada para a construção do terrário.
• Construir o terrário com os alunos.
• Colocar o terrário perto de uma janela ou local iluminado com a luz solar.
• Construir uma ficha ,com os alunos, para anotarem suas observações .
• Anotar as observações.
Conteúdos conceituais:
Português:
Redação das anotações, registro das observações.
Matemática:
Medidas de massa
Espaço e forma:
Formas geométricas.
Geografia:
Tipos de solo, habitat de animais e vegetais.
Ciências:
Cadeia alimentar, fotossíntese, respiração vegetal e animal, o valor da água, do ar e da luz solar para os seres vivos e o ecossistema e ciclo da água na natureza.
Conteúdos procedimentais:
• Levantamento do conhecimento prévio dos alunos.
• Pesquisa sobre o conteúdo ( o que será observado)
• Colaboração dos alunos com o material que será colocado no terrário.
• Construção do terrário, obedecendo a divisão organização das tarefas
• Observação do terrário quanto ao tipo de solo, vida dos vegetais e animais, fotossíntese, ecossistema e ciclo da água na natureza.
Conteúdos Atitudinais:
• Ouvir atentamente o que for dito pelos colegas e professora sobre os seres vivos e demais assuntos.
• Respeitar as opiniões dos colegas.
• Participar no trabalho desenvolvido na sala de aula.
• Cooperar na arrecadação dos materiais .
Recursos :
Aquário, pequenos vegetais e animais,terra vegetal e terra tirada de vários ambientes naturais,sementes ,pedrinhas ,tampas plásticas (vasilhas),filmito, etiqueta, papel,lápis ,caneta e borracha.
Avaliação:
A avaliação será processual, durante a duração do Projeto será observado o interesse ,a participação dos alunos e suas anotações nas fichas.
Culminância:
Será feita a exposição, no pátio da Escola, do Terrário e das fichas com as observações feitas em sala de aula.
Os alunos darão explicação aos questionamentos feitos por alunos de outras classes.
Livro de Ciências : Descobrindo o Ambiente de
Nyelda Rocha de Oliveira e Jordelina Lage Martins Wyrota , vol 2 , Editora
Formato ,nas páginas 81 a 84,85 86,77,78,66 a 72 60 ,61.
Nenhum comentário:
Postar um comentário