ESCOLA DE PEDREIRAS TEM UM DE SEUS PROJETOS SELECIONADOS: "DE PET A FLOR".
1. RESUMO
Vivenciamos
na atualidade um consumismo desenfreado, que conduz o ser humano a um descarte excessivo.
A grande maioria dos resíduos rejeitados tem como destino final o lixo. Dentre
os resíduos que compõem o lixo, encontram-se, sobretudo, os plásticos
constituídos principalmente de polímeros e estes dão origem aos termoplásticos
ou mais precisamente ao PET. Quando descartados aleatoriamente os derivados do
PET causam grandes malefícios ao meio ambiente, mas de forma simples podem
transformar-s em potencialidades, gerar renda e sustentabilidade, bastando para
tanto um pouco de criatividade e inspiração na própria natureza, pois o PET que
descartado viraria lixo pode transforma-se em flores, PUF e potes para receber
mudas de plantas.
2. INTRODUÇÃO
O
Limiar do novo século está produzindo amplas, abrangentes e significativas
alterações nos campos, social, político, cultural, ecológico e econômico que
conduzem o mundo a transformações cada vez mais rápidas e intensas levando a
sociedade a buscar adaptações próprias para adequar-se a novas realidades
vigentes.
O
modelo de sistema econômico praticado, capitalismo, incentiva a humanidade a
consumir de forma exagerada. Somos surpreendidos cotidianamente com modernos e
bem planejados bens de consumo "duráveis ou não", cada vez mais
modernos, sofisticados, cada vez mais baratos e "obsoletos", que
serão substituídos por outros, tão logo se possa. "Eletrodomésticos,
automóveis, computadores, embalagens e equipamentos de telecomunicações têm
seus custos reduzidos e uma obsolescência acelerada, gerando produtos com
ciclos de vida cada vez mais curtos" (LEITE, 2009, p. 39). Neste ritmo
frenético e incessante estamos em meio a uma crise ambiental sem precedentes na
história da humanidade, que "caracteriza-se pela idéia do ciclo
'compre-use-disponha' "(LEITE, 2009, p. 117).
Uma
das alternativas ecologicamente corretas para minimizar os impactos negativos
que o descarte e a produção do lixo nos impõem é a reciclagem:
Incentiva-se, dessa
forma, enormemente, o consumo, provocando aposentadoria prematura de milhões e
milhões de produtos ainda operantes, porém rejeitados pelos consumidores. Esses
produtos, de uma forma ou de outra, devem ser reciclados para não provocar,
pelo seu número, poluição ambiental e desastres ecológicos (ZUFFO, 2004, p.
216).
A
reciclagem passa a ser uma alternativa ecologicamente correta, mas nem sempre
passível de ação, de colaboração social ou mesmo sensibilização social, pois
envolve mudanças de postura e racionalidade e vontade. Assim Leff (2010, p. 63)
usa terminologias como racionalidade, paradigmas científicos delimitantes para
obstaculizar práticas produtivas em prol de um desenvolvimento sustentável.
[...] a construção de
uma racionalidade produtiva alternativa não só depende da transformação das
condições econômicas, tecnológicas e políticas que determinem as formas
dominantes de produção. As estratégias do ecodesenvolvimento estão sujeitas
também a certas ideologias teóricas e delimitadas por paradigmas científicos
que obstaculizam as possibilidades de reorientar as práticas produtivas para um
desenvolvimento sustentável.
Neste
contexto a de ressaltar-se que tais problemas ambientais perpassam pelos
materiais que são descartados e como já citado, o plástico torna-se um vilão
por sua composição química e pelo demasiado tempo para que ocorra sua
decomposição por completo, bem como pelo volume de descartes que ocorre
cotidianamente pela sociedade. Encontrar soluções passíveis de ação, bem como
gerar renda e tornar-se uma alternativa sustentável, acaba sendo um desafio
para leigos ou profissionais de qualquer área de atuação. Educar a sociedade
para desempenhar bem seu papel passa a ser uma alternativa de educação
ambiental que impulsiona os educadores a
adequarem-se as novas exigências contemporâneas. Assim sendo, buscando
uma alternativa de como minimizar os impactos negativos que plástico e mais
precisamente o PET trás quando de sua descartabilidade, chegamos a identificar
as potencialidades que ele pode proporcionar quando utilizado de forma adequada
e ainda gerar renda ao que dele vierem usar.
Assim
sendo usar de forma adequada o PET para transformá-lo em potencialidades,
levou-nos a programar o projeto: "Potencialidades do pet: a
sustentabilidade presente em pequenas ações", onde enquanto educadora e
educandos aprenderam na prática a utilizar de forma simples, barata e
sustentável o PET, que descartado torna-se sinônimo de problema ambiental, mas
que utilizado para viabilizar artesanato, flores, PUF ou potes de plantas,
acaba tornando-se possibilidade de renda e acima de tudo, alternativa
sustentável.
Na
escola estão presentes representantes de toda a sociedade, oriundos dos mais
variados lugares, onde ocorre a correta coleta do lixo, como de lugares onde
esta não existe, mas estes possuem uma coisa em comum, o PET e sua descartabilidade, assim sendo, mediar
conhecimento para que estes alunos, suas famílias e prováveis interessados
possam usá-lo de forma correta, acarreta uma alternativa sustentável,
ecologicamente correta e potencializa renda aos que se dedicarem a este
propósito.
Um comentário:
Olá amiga estamos juntos nesta, nosso trabalho da EEEFM Gisela Salloker Fayet também foi aceito.
APROVEITAMENTO DO SUBPRODUTO DE DESTILARIAS DE AGUARDENTE: UM MANEJO SUSTENTÁVEL E RENTÁVEL EM PARAJU – DOMINGOS MARTINS - ES.
Dia 17, 18 e 19 estaremos juntos.
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