ALUNOS DO PROJETO: Jeziel e Rodolfo

Público alvo: Todo corpo
docente e discente escolar.
Apresentação
Justificativa
O rádio é um importante veículo de atuação social, capaz de atingir às mais diferentes classes sociais, faixas etárias, níveis intelectuais, grupos religiosos, o que legitima a sua ação democrática. Além disso, ele também contribui com a rapidez da informação, com o entretenimento e a interação entre as pessoas. A escola, por sua vez, também desempenha esse papel social, quando tem a clareza de que seu dever é muito mais que transmitir informações e sim, desafiar o aluno a fim de que se torne um cidadão capaz de transformar informações em conhecimento e, em seguida, usá-lo, convenientemente, em sua vida pessoal e profissional.
É nesse sentido
que os alunos do 2º ano III matutino pensam sobre a implementação da rádio na
EEEFM “Pedreiras”. Tem-se a certeza de como esse veículo pode contribuir
favoravelmente com a comunicação de todo o corpo discente, docente e outros
funcionários, além de levar humor, cultura, música a toda a instituição. Mas,
sobretudo, tem-se a certeza do sucesso no ensino-aprendizagem, por se tratar de
um projeto que trabalha a informação, principalmente considerando que os
próprios educandos serão responsáveis por quase toda criação e mensagem a serem
transmitidas, logicamente, antes revisadas pelos professores.
A
implementação da rádio, portanto, só reforça a sua importância na ação
educativa, proporcionando aos sujeitos desse processo expressão, participação,
cidadania, diálogo e, finalmente, muito prazer, uma vez tratar-se de algo que
mexe com as mais diferentes emoções e sentimentos.
Objetivo geral
Organizar de
forma abrangente e ordenada a comunicação no ambiente escolar onde toda a
sociedade escolar receberiam as informações pertinentes quando necessárias de
serem transmitidas.
Objetivos específicos
- Promover a
interatividade das comunidades escolar.
- Colaborar
com a comunicação no ambiente escolar.
- Utilizar a
rádio como meio de informação no ambiente escolar.
- Promover
ações culturais que colaborem com o ensino-aprendizado do campo discente
escolar.
- Contribuir
efetivamente com a divulgação dos projetos, provas, trabalhos organizados pelos
professores no ambiente escolar.
Desenvolvimento
A rádio será
executada na hora do recreio (das 9:45 ás 10:10), tendo programações
diferenciadas para cada dia da semana.
Segunda-feira: DIA DO
LOUVOR, em que serão tocadas músicas gospel, e lidas mensagens.
Terça-feira: DIA DO SERTANEJO, em que
serão tocadas músicas sertanejas.
Quarta-feira: DIA DO HUMOR, em que
serão lidas piadas, tocadas músicas com letras bem-humoradas, porém respeitando
os limites que o ambiente escolar nos impõe.
Sexta-feira: “DIA JUNTO E MISTURADO”,
no qual será realizado um pouquinho de cada programação dos dias anteriores.
Em todos os
dias teremos notícias, avisos da escola e informações úteis para os educandos e
educadores. Toda a programação será antes avaliada por profissionais de nossa
instituição, por exemplo Cíntia Costa Soave, Lidiane Uliana, Natália Cristine
Zagato, Rafael Martins Nascimento e Zelimário Caneva Gagno.
Recursos
No início para
executarmos a rádio precisaremos de:
1 mesa de som;
1
amplificador;
2 microfones;
3 caixas de
som;
1 computador;
Mais ou menos
uns 110 metros de fio paralelo de 2.5mm para ligarmos as caixas de som;
Um ambiente
fechado para que nós possamos instalar a aparelhagem de som.
Para todos os
recursos que a escola não pode nos fornecer (exceto o local dentro da escola)
nós buscaremos patrocínio com políticos, lojistas e empresários da região.
Avaliação
Nós esperamos
com esta rádio melhorar a comunicação dentro do ambiente escolar, tornando-o
assim muito mais prazeroso e alegre, além de fazer com que os alunos se sintam
mais à vontade.
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